Dados da saúde suplementar

ANS - 08/02/2017

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) atualizou nesta quarta-feira (08/02) o conjunto de ferramentas disponíveis em seu site para consulta aos dados do setor de planos de saúde. Foram inseridos os números relativos ao quarto trimestre de 2016 - competência dezembro - no ANS Tabnet, na apresentação Dados Consolidados da Saúde Suplementar e na seção Dados Gerais. 

As ferramentas contemplam informações sobre a evolução do número de beneficiários, operadoras e planos de saúde, além das demandas de consumidores - pedidos de informações e registros de reclamações - feitas através dos canais de atendimento da ANS. A consulta deve ser feita no item Perfil do Setor, no menu da página inicial do site da Agência, em Dados e Indicadores do Setor.

O ANS Tabnet é um tabulador de dados que permite ao usuário, a partir da definição de critérios de seu interesse, consultar a evolução de beneficiários em estados, municípios e regiões metropolitanas, por sexo e faixa-etária, assim como dados de operadoras (como receitas e despesas), volume e tipos de reclamações de beneficiários, entre outras informações.

A apresentação Dados Consolidados da Saúde Suplementar sintetiza em gráficos e mapas as informações do setor. O arquivo no formato PowerPoint permite que o usuário salve as imagens para utilizá-las em suas próprias apresentações, apontando a ANS como fonte.

Os Dados Gerais apresentam de forma ampla os números do setor, reunidos em tabelas e mapas contendo informações sobre beneficiários, operadoras e taxa de cobertura dos planos. 

O usuário que tiver interesse em um maior detalhamento do setor poderá baixar as bases de dados da Agência para realizar suas próprias consultas e tabulações. 

Em dezembro de 2016, o setor registrou 47,9 milhões de beneficiários em planos de assistência médica (sendo 31,8 milhões na modalidade coletivo empresarial; 9,4 milhões na modalidade individual/familiar; e 6,5 milhões na modalidade coletivos por adesão) e cerca de 22 milhões de beneficiários em planos exclusivamente odontológicos.