Números de beneficiários de planos de saúde cresce 7,6%
 
Revista Apólice - 28/11/2011
 
De acordo com últimos dados da ANS, o número de vínculos de beneficiários de planos de saúde cresceu 7,6%, entre junho de 2010 e junho de 2011. São mais 3,3 milhões de novos vínculos, totalizando 46.601.052. A taxa de cobertura de plano de saúde para a população atingiu 24,4%. O maior crescimento ocorreu nos planos coletivos, com variação de 9,6%, enquanto os planos individuais aumentaram 4,6%.
 
A ANS contabiliza vínculos de beneficiários aos planos de saúde e não o número de beneficiários (pessoas). Um mesmo beneficiário que tenha dois planos de saúde é contabilizado duas vezes no cadastro de beneficiários da ANS.
 
Segundo o IESS (Instituto de Estudos de Saúde Suplementar), o ritmo de crescimento do número de vínculos em planos de saúde nos últimos anos está relacionado ao bom desempenho da economia, que tem propiciado aumento de renda e diminuição da taxa de desemprego. Entre junho de 2010 e de 2011, segundo a Pesquisa Mensal de Emprego, a renda dos trabalhadores do mercado formal cresceu 5,3% e o desemprego teve queda de 11,7% nas principais regiões metropolitanas.
 
O número de beneficiários na população brasileira pode não estar crescendo de forma tão acelerada quanto tem sido apontado pela ANS. De fato, os dados da PNAD/IBGE mostram um aumento de 19,7% no número de beneficiários de 2000 a 2008. Enquanto isto, o número de vínculos de beneficiários na base da ANS cresceu 31,9%, no mesmo período. Isso pode ser explicado porque nos primeiros anos que sucederam a criação da ANS, muitas operadoras não enviavam a quantidade de beneficiários que possuíam. Os números estão sendo paulatinamente atualizados e muito do aumento de vínculos cadastrados na ANS, hoje, é apenas contábil.