ANS abre consulta pública para melhorar atendimento de Planos de Saúde

Rádios EBC - Revista Brasil  - 30/06/2015

A Agência Nacional de Saúde Suplementar está com uma consulta pública aberta até domingo (5) com o objetivo de melhorar o atendimento das operadoras de planos de saúde. As medidas propostas estabelecem regras e prazos para a prestação de informações. Entre as mudanças a minuta sugere que empresas de grande porte passem a oferecer atendimento telefônico ao consumidor durante 24h, sete dias por semana.

Além disso, de acordo com o termo, as operadoras deverão fornecer, no início do atendimento, o número de protocolo da demanda assistencial e enviar este número ao cliente em no máximo 24h (via mensagem de SMS, e-mail ou ligação gravada). A entrevista será com gerente-geral de Assessoramento e Ajustamento de Consuta da ANS, Rodrigo Aguiar.

Outro tema que será debatido no programa é que foi publicada nesta semana  a Lei nº 13.140/2015, que trata da mediação de conflitos.  Coma nova lei, União, Estados, Distrito Federal e Municípios poderão instaurar câmaras de prevenção e resolução administrativa de conflitos entre órgãos e entidades da administração pública e também para controvérsias entre particulares e o poder público. O termo de acordo firmado entre as partes será o título executivo extrajudicial. Para falar mais sobre o assunto vamos conversar  com a advogada com especialização na  área de Tributos, Priscila Faricelli.

 E nesta quarta-feira (1º) é comemorado o Dia da Vacina BCG. Usada no combate à tuberculose, a vacina é dada nos primeiros meses de vida no bebê é obrigatória e deve deixar uma marquinha no braço. A BCG pode ser simultaneamente aplicada com outras vacinas, mesmo com as de vírus vivos. É apenas contra-indicada em casos de imunodeficiência congênita ou adquirida, como é o caso, por exemplo, de indivíduos HIV-positivos, que apresentem sintomas da doença, e durante a gravidez. Vamos saber mais sobre essa imunização tão importante, já que o Brasil a cada ano, são notificados aproximadamente 70 mil casos novos de tuberculose e ocorrem 4,6 mil mortes em decorrência da doença.  Sobre o assunto, vamos conversar com a  presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações, Isabella Ballalai.

 Para finalizar, o programa vai falar ainda sobre a Carteira Nacional do Artesão. A iniciativa, dirigida pela Secretaria da Micro e Pequena Empresa, tem como finalidade coordenar e desenvolver atividades que visem valorizar o artesão brasileiro, elevando seu nível cultural, profissional, social e econômico, bem como desenvolver e promover o artesanato e a empresa artesanal. Vamos conversar sobre este assunto com  gerente do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) da Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República, Ana Beatriz Ellery.