Grande operadora nas regiões Norte e Nordeste entra para a FenaSaúde, maior organização do setor de Saúde Suplementar

Segs.com - André Gonzalez - 04/11/2014

Com liderança expressiva nas regiões Norte e Nordeste, com mais de três milhões de beneficiários em todo o território nacional, a operadora de planos Hapvida Sistema de Saúde passa a fazer parte, neste fim de ano, da Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), organização que representa, a partir de agora, 41,5% de todo o mercado em número de clientes. Com a entrada da Hapvida, a Federação reunirá 17 grupos líderes no segmento, com 27 operadoras ao todo – das quais 11 seguradoras especializadas em saúde, dez medicinas de grupo e seis odontologias de grupo.

A fundação do Sistema Hapvida remonta a mais de 30 anos de experiência em assistência à saúde. A “pedra fundamental” da empresa foi o Hospital Antonio Prudente, lançado, em 1979, pelo oncologista Candido Pinheiro de Lima. Desde o início das operações, a unidade é considerada uma das mais equipadas do Ceará, sendo referência em Fortaleza. Em 1993, o doutor Candido, como é conhecido o fundador, criou a operadora de saúde, que se estabeleceu como a mais importante do setor no Nordeste e também na Região Norte.

Presidente da FenaSaúde, Marcio Coriolano comemorou o ingresso da Hapvida na Federação, enfatizando que, “sendo bem-sucedido na verticalização dos serviços médico-hospitalares, o Sistema Hapvida tem a maior rede própria de atendimento das regiões, figurando como uma das duas maiores operadoras com capital próprio nacional e posicionando-se como a terceira maior do País, em número de beneficiários”.
 
O Sistema Hapvida, atualmente, atende a 1,9 milhão de beneficiários de planos médicos hospitalares, 300 mil clientes em contratos por administração e a quase 870 mil clientes de planos exclusivamente odontológicos. O Grupo prevê encerrar 2014 com uma receita líquida de R$ 2,4 bilhões.
 
Para prestar seus serviços de saúde, a nova associada à FenaSaúde conta com 15 mil colaboradores diretos envolvidos na operação de 20 hospitais próprios, 70 Hapclínicas, 16 prontos atendimentos, 55 centros de diagnóstico por imagem e 49 laboratórios com postos de coleta distribuídos pelos 11 estados onde atua com rede própria. As sedes administrativas da Hapvida ficam em Manaus (AM); Belém (PA); Teresina (PI); São Luiz (MA); Fortaleza (CE); Natal (RN); Recife (PE); Salvador (BA); Maceió (AL); João Pessoa (PB) e Aracaju (SE).
 
Na área social, o Sistema Hapvida desenvolve ações por meio da Fundação Ana Lima. Presente nos estados do Ceará, do Rio Grande do Norte, de Pernambuco, da Bahia, do Pará e, em breve, do Amazonas, a Fundação leva projetos sociais a 18.650 pessoas, sendo 1.700 crianças e adolescentes. Na lista de projetos, destacam-se Sopão da Vida Projeto Ilhas, Meninas dos Olhos de Deus, Embarcação, Dragões do Mar, Quero Ser Alfabetizado e Café da Manhã.