ANS facilita consulta às decisões de segunda instância

ANS - 16/01/2014

Já está disponível no portal da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) um novo sistema para a consulta às decisões de segunda instância de processos sancionadores. A partir da integração do Sistema Integrado de Fiscalização (SIF) com o portal de internet da Agência, foi possível integrar dados, agilizando a divulgação e aprimorando a pesquisa, que dá acesso ao histórico do processo, sua localização, número da demanda, fase e data da decisão.

A busca pode ser feita de duas maneiras: no Espaço da Operadora, onde é necessário preencher o CNPJ e colocar a senha da operadora de plano de saúde; e no Espaço do Consumidor, onde é possível consultar as decisões por nome ou CNPJ ou registro ANS da operadora, número do processo, demanda, data da publicação, fase ou localização.

A atualização e divulgação em tempo real das decisões de segunda instância atende ao princípio da transparência e a uma demanda frequente das operadoras de planos de saúde, além de permitir que os beneficiários passem também a ter acesso às informações sobre seus processos.