ANS amplia atendimento a usuários de planos de saúde

G1, no Rio - 11/03/2013

A Agência Nacional de Saúde informou na segunda-feira (11) que duplicou sua capacidade de atendimento do Disque ANS (0800-701-9656), passando de 45 para 90 ligações simultâneas no atendimento humano e eletrônico. Também o número de postos de atendimento aumentou de 47 para 68 usuários e o tempo médio de espera em fila em 2013 deverá se manter entre cinco e 15 segundos, segundo a ANS. Em 2012, foram recebidas mais de um milhão de ligações de consumidores de planos de saúde em busca de informações ou para fazer reclamações, informou a agência.

A ANS lançou ainda o Guia Prático de Planos de Saúde para esclarecer dúvidas dos beneficiários ou de quem deseja contratar um plano pela primeira vez.

A publicação descreve o papel da ANS como agência reguladora do setor e suas atribuições junto aos consumidores, aos prestadores de serviços e às operadoras de planos de saúde e mostra o passo a passo para a contratação de um plano, com exemplos sobre os vários tipos de produtos oferecidos pelas operadoras.

O guia aborda os direitos quanto à cobertura mínima obrigatória, a área geográfica de cobertura, os reajustes de preços para cada tipo de plano e a portabilidade de carências para outra operadora, entre outros temas. Traz um glossário com os termos mais usados pelo setor, e os canais de relacionamento da ANS com os consumidores. O Guia de Planos será distribuído em eventos organizados pelos Procons e nos núcleos da ANS, espalhados pelo Brasil, mas também pode ser consultado pela internet.