ANS esclarece mudanças na prestação de contas de Planos de Saúde

Saúde Web - Juliana Frota

Noventa representantes de operadoras do setor de saúde se reunirão, nesta quarta-feira (27), na sede carioca da Associação Brasileira de Medicina de Grupo (Abramge), no Centro. Receberão esclarecimentos sobre as informações necessárias ao acompanhamento econômico e financeiro feito regularmente pela Agência Nacional de Saúde Suplementar. Técnicos da ANS vão explicar, por exemplo, as mudanças nas normas de auditoria e de contraprestações.
 
A iniciativa da Abramge regional representa um esforço conjunto para aperfeiçoar a qualidade dos dados encaminhados à ANS, deixando-os alinhados à nova versão do Documento de Informações Periódicas das Operadoras de Planos de Saúde – o DIOPS, que permite o monitoramento das respectivas situações econômico-financeiras e cadastrais. “Como houve algumas mudanças referentes à área contábil, achamos importante organizar este workshop para que as operadoras pudessem tirar eventuais dúvidas. A ideia foi prontamente aceita pela ANS”, observa o presidente da Abramge RJ/ES, Sérgio Vieira.
 
Quatro especialistas da Agência Nacional de Saúde Suplementar esclarecerão as principais mudanças referentes ao DIOPS. Abordarão pontos como faturamento antecipado, provisões técnicas e modelos de solvência. Programadas para começar às 9h30, as palestras se estenderão até as 15h30. “Acredito que sejam muito elucidativas, e reforcem a importância de um trabalho afinado entre as operadoras e a ANS”, ressalta Vieira.