Cresce participação de beneficiários acima dos 60 anos em planos de saúde

INFOMONEY - Heraldo Marqueti soares - 19/10/2012

O número de beneficiários de planos de saúde com mais de 60 anos cresceu 2,9% entre junho de 2011 e junho deste ano, mostra levantamento realizado pelo IESS (Instituto de Estudos de Saúde Suplementar).

Os beneficiários com mais de 60 anos já representam 11,1% do total. O aumento foi maior ainda no grupo de pessoas com mais de 80 anos, que alcançou 17% dos segurados acima dos 60.

Jovens

Neste mesmo período houve uma queda de 1,1% na contratação de planos para beneficiários com até 19 anos, que atualmente representam 25,4% do número total. Em junho de 2000 os jovens eram 31,8% dos beneficiários. "Os dados demonstram a transição demográfica pela qual a sociedade brasileira está passando de aceleração do envelhecimento da população", conta o superintendente do IESS, Luiz Augusto Carneiro.

Cidades do Interior

Carneiro expõe que o aumento no número de beneficiários foi puxado mais pelas cidades do interior do que pelas regiões metropolitanas. O maior incremento foi na região Norte, que entre junho de 2011 e o mesmo mês deste ano, foi de 16,2%. A média de crescimento das regiões metropolitanas brasileiras foi de 6%.

“A expansão da atividade econômica e do mercado de trabalho formal nos Estados tem impactado positivamente a contratação de planos coletivos empresariais, visto que novos empregos criados muitas vezes incluem o benefício do plano de saúde”, diz Carneiro explicando que nas cidades interioranas os preços são mais baratos, o que tem motivado ainda mais novas contratações. “Isso indica a existência de um mercado potencial para a expansão do número de beneficiários”, afirma o superintendente