ANS estima cumprir 90% das metas regulatórias em 2012

Saúde Web - 15/06/2012

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) deve cumprir 90% da sua Agenda Regulatória até o fim do ano. A previsão é do diretor-presidente da entidade, Maurício Ceschin. As informações são do jornal Valor Econômico.

De acordo com Ceschin 10% das metas, como a criação de um prontuário eletrônico unificado para cada cidadão, devem ficar para a agenda seguinte por causa da sua complexidade.

A agenda é um documento feito pela entidade para orientar os trabalhos que serão feitos dentro de um período de dois anos. A ideia é dar previsibilidade às atuações da ANS, evitando surpreender o mercado. Dentre os planos já realizados, está a fixação de limites máximo para o atendimento aos beneficiários, em vigor desde janeiro de 2011. Pela regra, uma consulta médica deve ser feita em até 21 dias úteis depois da sua solicitação, por exemplo.

Para o diretor de regulação e análise de impacto no setor de saúde suplementar, Wladmir Ventura, divulgar os planos futuros da agência ajuda as empresas, já que a ANS precisa fazer regras e elas afetam o segmento.