Setor Finatrópico discute ameaças e oportunidades na Saúde Suplementar

Segs Notícias - Lenir Camimura - 29/05/12

A Rede de Saúde Filantrópica realiza, entre os dias 04 e 06 de julho, o IX Congresso Nacional de Operadoras Filantrópicas de Planos de Saúde, em Santos (SP). Com o tema “Ameaças e Oportunidades”, o evento propõe a discussão de temas relevantes ao cenário da Saúde Suplementar como: os benefícios de um hospital manter operadoras, a visão do Judiciário e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), ressarcimento ao SUS e a Capitalização das operadoras.

Há 20 anos, a constituição das operadoras de planos de saúde foi a estratégia encontrada pelas Santas Casas e Hospitais Filantrópicos para ter uma fonte alternativa de receita, uma vez que a tabela do SUS estava defasada em relação aos custos reais dos procedimentos e sem expectativa de ser revisão.

No entanto, mesmo com os resultados positivos dessa ação, ainda vale a pena constituir novas operadoras ou manter as já existentes?

“As Operadoras Filantrópicas enfrentam ameaças e oportunidades que precisam ser discutidas e compartilhadas por todos aqueles que administram seus planos de saúde num mercado que tem, de um lado, os consumidores, conhecedores cada vez mais de seus direitos e obrigações; e de outro, os prestadores de serviços com suas reivindicações monetárias. Nesse contexto, somado às exigências da ANS, as decisões judiciais e a concentração de mercado, queremos verificar se o plano de saúde ainda é ou não é um bom negócio para as Santas Casas e Hospitais Filantrópicos”, explicou o presidente do Congresso, José Reinaldo Nogueira de Oliveira Junior.

Nesse sentido, a expectativa é que os participantes do IX Congresso Nacional de Operadoras Filantrópicas possam desfrutar de momentos de troca de experiências e a busca de soluções para as problemáticas enfrentadas pelo Setor. “As discussões propostas pretendem trazer uma visão clara e objetiva dos problemas, mas também das soluções disponíveis ao cenário atual”, afirmou José Reinaldo.

Mais informações: www.redesaudefilantropica.cmb.org.br.