CBA lança novo Manual de acreditação de operadoras

Saúde Web - Igor Waltz - 06/05/2012

O Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA) acaba de lançar o Manual com os padrões de sua nova metodologia de acreditação de operadoras de planos de saúde. A publicação foi estruturada para atender à Resolução Normativa da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que estabelece a acreditação de operadoras.

O novo Manual do CBA é composto por sete dimensões: Programa de Melhoria da Qualidade (PMQ), Dinâmica da Qualidade e Desempenho da Rede Prestadora (QDR), Sistemáticas de Gerenciamento das Ações dos Serviços de Saúde (GSS), Satisfação dos Beneficiários (SDB), Programas de Gerenciamento de Doenças e Promoção de Saúde (GDS), Estrutura e Operação (EOP) e Gestão (GPS), cada uma composta por itens de avaliação, com diferentes pesos. A metodologia inclui um sistema de pontuação, e dependendo da nota final, a empresa pode receber o certificado de acreditação entre os níveis de I, II ou III.
 
A edição descreve ainda as formas como a empresa pode demonstrar sua conformidade e as etapas de avaliação. O valor do manual é de R$ 300 e os interessados podem adquiri-lo entrando em contato com o CBA pelo telefone (21) 3299-8200.